Início > Agenda > 9º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo 2011

9º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo 2011

Nos dias 9, 16 e 17 de abril, a Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo, com apoio da Liga de Xadrez de São Bernardo do Campo, estará organizando o 9º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo – Memorial Carlos Ramos Villares, em homenagem a uma figura marcante do xadrez sanbernardense, pois integrou a equipe que conquistou a primeira medalha de ouro para a cidade nos Jogos Abertos do Interior. Villares faleceu em fevereiro passado, mas seu nome está registrado na história do xadrez e do esporte da cidade que ainda hoje tem seu nome associado à indústria automobilística. As inscrições estão abertas até 8 de abril. Confira o regulamento da competição.

9º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo 2011 – Memorial Carlos Ramos Villares

 REGULAMENTO

 I – DO TORNEIO

O 9º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo – Memorial Carlos Ramos Villares, organizado e dirigido pela Secretaria  de Esportes e Lazer da Prefeitura, com apoio da Liga de Xadrez de São Bernardo do Campo (LXSBC), tem por objetivo incentivar a prática e o espírito esportivo, além de permitir a reunião e o congraçamento dos enxadristas.

Visa ainda prestar homenagem a Carlos Ramos Villares, falecido em 7 de fevereiro de 2011. Ao lado de Helder Câmara, Luiz Roberto Borges e Joaquim Greiber, ele integrou a equipe de São Bernardo que se sagrou campeã dos Jogos Abertos do Interior de Jaboticabal, em 1968. Aquela foi a PRIMEIRA MEDALHA DE OURO de SBC na história dos Abertos entre TODAS as modalidades! Ex-campeão brasileiro de xadrez postal, Carlos Villares foi ainda presidente da Aços Villares, empresa em cujos refeitórios milhares de crianças da cidade disputaram várias edições do Festival Escolar de Xadrez nas décadas de 1970 e 1980.

O torneio contará pontos para o ranking da LXSBC e será classificatório para o 27º Campeonato Oficial de São Bernardo do Campo, a ser realizado em novembro. Estarão qualificados para o evento acima citado o equivalente a 10% do número de participantes na Categoria Absoluto – até o limite de 15 vagas – desde que preencham os requisitos necessários para a participação no Campeonato Oficial.

Os dois melhores enxadristas das categorias Infantil (até 14 anos) e Juvenil (até 20 anos), masculino ou feminino, estarão classificados para a fase final dos respectivos campeonatos de São Bernardo do Campo, também a serem realizados em novembro.

II – DAS INSCRIÇÕES

O torneio será individual, disputado nas categorias Absoluto (masculino e feminino) e Cadete (até 16 anos – masculino e feminino). É aberto a qualquer jogador, sem limite de idade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria de Esportes (Ginásio Poliesportivo, à Av. Kennedy, 1.155 – Bairro Anchieta), no período de 25.03 a 08.04.2011, das 8 horas às 19 horas.

Também serão aceitas inscrições via e-mail no seguinte endereço eletrônico: ricardocriez@hotmail.com

III – DOS JOGOS

O torneio será disputado em 7 (sete) rodadas. A competição terá início no dia 9 de abril (sábado) de 2011, às 13 horas, no CRE Deputado Odemir Furlan (CRE Baetinha – Rua Bauru, 20 – Bairro Baeta Neves). Os jogadores deverão se apresentar com 15 minutos de antecedência, às 12h45.

As demais rodadas serão realizadas no mesmo local, nos seguintes dias e horários:

2ª rodada  –    9 de abril  (sábado)     –  15h00

3ª rodada  –    9 de abril  (sábado)     –  17h00

4ª rodada  –  16 de abril  (sábado)     –  15h00

5ª rodada  –  16 de abril  (sábado)     –  16h45

6ª rodada  –  17 de abril  (domingo)  –     9h00

7ª rodada  –  17 de abril  (domingo)  –   10h45

Será permitido o bye ausente em apenas uma rodada, desde que comunicado ao árbitro do torneio com antecedência. Nessa condição, o jogador levará a metade dos pontos em disputa (meio ponto).

IV – DO SISTEMA DE DISPUTA

O torneio será disputado pelo sistema Suíço de emparceiramento. O ritmo de jogo será de 45 minutos nocaute para cada jogador.

Dois WO, seguidos ou alternados, eliminam o jogador, exceto na 1ª rodada quando a ausência implicará em eliminação direta. O WO será anunciado pelo árbitro 30 (trinta) minutos após o início efetivo da rodada.

OBS: o abandono da competição terá de ser justificado por escrito, sob pena de o enxadrista ser impedido de participar do torneio no ano seguinte.

OBS1: enxadristas eliminados no 8º Torneio Aberto de 2010 – e que não apresentaram justificativa – não poderão disputar a presente competição.

A ordem dos critérios de desempate será sorteada após a última rodada, entre escore acumulado, milésimos totais e milésimos medianos.

V – DA PREMIAÇÃO

Serão oferecidos troféus para o 1º e 2º colocados e medalhas do 3º ao 10º lugar na Categoria Absoluto. Também haverá medalha para as categorias veterano (acima de 50 anos), feminino e menores (Sub-20 e Sub-18), desde que haja um mínimo de cinco (5) participantes em cada uma delas.

No Torneio Cadete, haverá premiação para os três primeiros classificados nas categorias Sub-16, Sub-14, Sub-12 e Sub-10, também desde que haja um mínimo de cinco (5) participantes em cada uma delas.

 VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos neste regulamento serão analisados e resolvidos pelo árbitro do torneio, em conjunto com uma comissão de mais três integrantes.

Mais informações: Ricardo Criez (celular Vivo 9633-9607, somente a partir das 14h) ou na Liga de Xadrez (telefone 4125-5165, de terça a sexta-feira após as 18h e aos sábados das 10h às 17h).

 

Anúncios
Categorias:Agenda
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: